REUNIÃO DE CONTRUÇÃO DA MARCHA DA MACONHA ARACAJU 2012
Data: 04/02/2012
Local: Parque da Sementeira , próximo ao último quiosque
Horário: 16h-19h
Presentes: 15 pessoas assinaram a lista de contatos.
Observação Inicial:
Todas as decisões da reunião foram consensuais;
CONSTRUÇÃO DO CALENDÁRIO CRONOGRAMA
Decidimos que:
FEVEREIRO: MÊS DO INÍCIO DA NOSSA ORGANIZAÇÃO INTERNA;
MARÇO: MÊS NO QUAL O COLETIVO DEVE ESTÁ ORGANIZADO;
ABRIL: QUESTÕES FINANCEIRAS DEVEM ESTÁ FECHADAS, ASSIM COMO O MATERIA DE “PUBLICIDADE” QUE USAREMOS DURANTE O MAIO VERDE;
MAIO: MOBILIZAÇÃO E CONTATO COM A IMPRENSA.
NECESSIDADES APONTADAS PARA O COLETIVO:
Políticas e jurídicas.
*Compreender a atual política nacional sobre drogas;
*Buscar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a liberação da Marcha da Maconha;
* Socializar o conhecimento científico existente sobre a Cannabis através das diversas possibilidades (discussões nas reuniões, compartilhamento de filmes e textos, oficinas de cultivo e/ou outras ;
* Compreender o que é e o que não é apologia;
* Não cometer crimes nem induzir ninguém ao crime;
* Buscar auxilio jurídico para assegurar a integridade física d@s membr@s do coletivo, bem como das pessoas que participarão da Marcha da Maconha Aracaju 2012;
* Registrar com fotos e vídeos as reuniões do coletivo;
Financeira
*Fazer orçamentos de todos os gastos previstos até o momento para que possamos adequar a uma política de arrecadação que preze pela contribuição voluntária e pela cobrança de valores acessíveis a tod@s.
Até o momento os gastos PREVISTOS bem como as formas de arrecadação foram:
<!--[if !supportLists]-->a) <!--[endif]-->divulgação e aprofundamento do nosso conhecimento: confecções de faixas, panfletos, cartilha ou jornal, cartazes.
<!--[if !supportLists]-->b) <!--[endif]-->Dia da Marcha da Maconha Aracaju 2012: Carro de som ou Mini trio, água, cartazes e máscaras.
<!--[if !supportLists]-->c) <!--[endif]-->Montar um kit para uma rifa. Sugestões de objetos até agora: 1 Camiseta Marcha da Maconha, 1 Dichavador; 1 Isqueiro; 1 livro “Cannabis Medicinal - Introdução Ao Cultivo Indoor”; Sedas ; 1 Pilador; Bottons; Dvd contendo documentários e filmes de ficção relacionados a Cannabis.
<!--[if !supportLists]-->d) <!--[endif]-->Montar barraquinha na festa Circus 2012. Na barraca poderemos vender : Camisetas, bottons, adesivos e conseguir contribuições voluntárias. A festa será no dia 30 de março, na Universidade federal de Sergipe (UFS) e já entramos em contato com a organização;
<!--[if !supportLists]-->e) <!--[endif]-->Organização de uma ou duas festas. Locais sugeridos: Toca Cultural e Casa Rua da Cultura; Temos como entrar em contato com a organização de ambos os locais. O que nos parece ser conveniente é pensar na estrutura desses locais, bem como na necessidade de aluguel de som. Quanto as bandas algumas já se dispuseram a colaborar conosco, dentre essas lembro que foram citadas as seguintes: Ato Libertário, Reação, Cessar Fogo, Guerreiros Revolucionários. Outras bandas podem, devem e estão em contato. Lembrando que não discutimos datas e que temos dois valores sugeridos para os ingressos: 3 e 5 reias.
<!--[if !supportLists]-->f) <!--[endif]-->Patrocínios não são a nossa prioridade de arrecadação, porém não foram descartados. Apenas não devem ser priorizados.
Comunicação
*Escrever/ fomentar o blog http://coletivolegalize-se.blogspot.com/
*Definir conteúdo dos primeiros panfletos;
*Panfletar.
Cronograma de cada mês
FEVEREIRO
Já temos:
Email: legalize.se@hotmail.com
Twitter:
Facebook: Coletivo Legalize-se
Blog: http://coletivolegalize-se.blogspot.com/
Blog: http://
De 05 a 10
* 05 / 02
Criação do grupo Legalize.se no Facebook;
* 07/02
Escolha do conteúdo da Faixa para o show do Projeto Verão e confecção da mesma. A escolha será na página grupo Legalize.se do Facebook.
* 11/02
_Reunião na sementeira as 15h, no último quiosque. As pautas serão referentes a organização interna e repasses das atividades que forem realizadas durante a semana, bem como a confecção de máscaras de carnaval;
_ Para a confecções das máscaras serão compradas duas cartolinas verdes;
_ Confirmar data do Rasgadinho;
_ Tendo em vista que fevereiro é o inicio da nossa organização, as discussões desse mês buscarão esse objetivo. Dessa forma, a pauta da próxima reunião aprofundará as reflexões sobre as nossas necessidades financeiras, políticas, jurídicas e de comunicação.
_Até a nossa próxima reunião, analises e opiniões já podem ser concebidas individualmente ou em grupos;
De 11 a 29 ( Até o momento)
Buscar imagens e vídeos para a realizações de oficinas no mês de Março. As imagens sugeridas: ( Fotos de Aracaju; fotos de Sergipe; imagens que remetam a Cannabis; imagens de repressão policial; vídeos de redução de danos, documentários e ficções que tematizam a Cannabis; Imagens de personalidades; e o surgir na sua cabeça criativa”
Panfletar em locais estratégicos . Locais indicados como estratégicos: Universidade Federal de Sergipe ( Principalmente no DELOM); Rua da Cultura, JukeBox, Sementeira, praças de bairros. Indiquem outros lugares.
MARÇO
* Realizações de oficinas.
* Oficinas que estão sendo encaminhadas:
a) Edição de imagens e vídeos: Confecção de material digital próprio para a Marcha Aracaju 2012;
b)Oficina de Internet: Uso das redes sociais e do blog para ativismo.
c) Oficina de Micrometragem: Roteiro, direção, edição e montagem de filmes de até 3minutos;
d) Assessoria de imprensa: Como lidar com a imprensa;
e) Oficina de Cultivo;
Observações :
_ Não decidimos se as oficinas sugeridas serão realizadas em datas diferentes, como havia sido concebida a proposta inicial, ou em um único dia. Porém é razoável que pensemos nas agendas d@s facilitador@s;
_ Não decidimos se será cobrado um valor simbólico de 2 reais para participar dessas oficinas ou se a colaboração será livre;
_ Outras oficinas podem e devem ser sugeridas e realizadas nesse mês que tem como objetivo a concretização de um grupo organizado.
ABRIL
O objetivo desse mês é ter a parte financeira fechada. Bem como todo o matéria que publicaremos durantes os vinte dias que teremos de mobilização do Maio Verde.
Financeiro
* Pelo menos uma festa será organizada nesse mês.
* Sorteio da Rifa (* não tenho certeza se decidimos isso*)
MAIO
Mês de mobilização e contato com a imprensa. Para isso, já estamos pesquisando contatos de:
a)Jornais impresos que circulam em Sergipe: Jornal Superpopular, Cinform, Correio de Sergipe, Jornal da Cidade, Jornal O Dia, Gazeta de Sergipe, Jornal da Praia;
b) Emissoras de Rádio: Aperipê FM, Liberdade FM, Ilha FM, Radio UFS, Mega FM, FM Sergipe, 103 FM, Jovem Pan Aracaju, Rede Aleluia;
c) Canis de Televisão: TV Sergipe, TV Atalaia; TV Cidade, TV Alese;
d) Sites: G1-se, Infonet, emsergipe.com ( já indicaram outros, mas não me recordo)
Até agora não buscamos o contato das AM’s.
A produção do programa da Defensoria Pública de Sergipe, que funciona em uma AM, já tem o conhecimento da nossa existência e está disposta a fazer um debate quando decidirmos.
OBSERVAÇÕES FINAIS
_ Buscamos a descentralizações das ações, desde que essas não infrinjam leis. Reuniões em bairros, escolas, faculdades, grupos de amig@s, podem e devem ser estimuladas;
_As reuniões de Construção da Marcha da Maconha Aracaju 2012 serão abertas a propostas originarias desses grupos citados acima;
_ É recomendado a tod@s que levem para as reuniões: Cartolinas, canetas pilotos, tesouras, cordões, tintas de cores diversas, imagens, spray, pano, TNT, etc. Com o objetivo de confeccionar sempre novos matérias para divulgação da marcha e outros conteúdos que não infrinjam leis;
_ Maquinas fotográficas são bem vindas para registro das nossas criações e alegria. Porém é razoável perguntar se tod@s estão a vontade para registrar suas imagens;
Observações finais do relator:
*Como tenho o hábito de anotar pra não esquecer, me prontifiquei a escrever essa relatoria. Mas o relato está aberto a acréscimos e os fatos a entendimentos diferentes. Muitas pessoas chamam isso de subjetividades!(rsrs).
* Resolvi não citar nomes, já que não falamos sobre isso.
* Penso que por ter sido uma reunião com pauta ampla e que ainda tínhamos que nos conhecer, já que muita gente colou na reu pela primeira vez, os desafios de uma metodologia de organização tiveram suas peculiaridades. O que quero deixar claro é que se alguém discordar de algo dessa reunião saiba que ainda há muito tempo para tomar decisões e realizar ações e que a melhor forma de construirmos algo que represente a tod@s é a construção com tod@s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário