domingo, 5 de fevereiro de 2012

CULTIVEM AS IDEIAS DA NOSSA REUNIÃO.






REUNIÃO DE CONTRUÇÃO DA MARCHA DA MACONHA ARACAJU 2012

Data: 04/02/2012


Local: Parque da Sementeira , próximo ao último quiosque

Horário: 16h-19h  


Presentes: 15 pessoas assinaram a lista de contatos.

Observação Inicial:

Todas as decisões da reunião foram consensuais;


          CONSTRUÇÃO DO CALENDÁRIO CRONOGRAMA

Decidimos que:

FEVEREIRO: MÊS DO INÍCIO DA NOSSA ORGANIZAÇÃO INTERNA;

MARÇO: MÊS NO QUAL O COLETIVO DEVE ESTÁ ORGANIZADO;

ABRIL: QUESTÕES FINANCEIRAS DEVEM ESTÁ FECHADAS, ASSIM COMO O MATERIA DE “PUBLICIDADE” QUE USAREMOS DURANTE O MAIO VERDE;

MAIO: MOBILIZAÇÃO E CONTATO COM A IMPRENSA.



NECESSIDADES APONTADAS PARA O COLETIVO:


Políticas e jurídicas.

*Compreender a atual política nacional sobre drogas;

*Buscar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a liberação da Marcha da Maconha;

* Socializar o conhecimento científico existente sobre a Cannabis  através das diversas possibilidades (discussões nas reuniões, compartilhamento de filmes e textos, oficinas de cultivo e/ou outras ;

* Compreender o que é e o que não é apologia;

* Não cometer crimes nem induzir ninguém ao crime;

* Buscar auxilio jurídico para assegurar a integridade física d@s membr@s do coletivo, bem como das pessoas que participarão da Marcha da Maconha Aracaju 2012;

* Registrar com fotos e vídeos as reuniões do coletivo;


Financeira

*Fazer orçamentos de todos os gastos previstos até o momento para que possamos adequar a uma política de arrecadação que preze pela contribuição voluntária e pela  cobrança de valores acessíveis a tod@s.

Até o momento os gastos PREVISTOS bem como as formas de arrecadação foram:
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->divulgação e aprofundamento do nosso conhecimento: confecções de faixas, panfletos, cartilha ou jornal, cartazes.

<!--[if !supportLists]-->b)    <!--[endif]-->Dia da Marcha da Maconha Aracaju 2012: Carro de som ou Mini trio, água, cartazes e máscaras.


<!--[if !supportLists]-->c)    <!--[endif]-->Montar um kit para uma rifa. Sugestões de objetos até agora: 1 Camiseta Marcha da Maconha, 1  Dichavador; 1 Isqueiro; 1  livro “Cannabis Medicinal - Introdução Ao Cultivo Indoor”;  Sedas ; 1 Pilador; Bottons;  Dvd contendo documentários e filmes de ficção relacionados a Cannabis.



<!--[if !supportLists]-->d)    <!--[endif]-->Montar barraquinha na festa Circus 2012. Na barraca poderemos vender : Camisetas, bottons, adesivos e conseguir contribuições voluntárias. A festa será no dia 30 de março, na Universidade federal de Sergipe (UFS) e já entramos em contato com a organização;



<!--[if !supportLists]-->e)    <!--[endif]-->Organização de uma ou duas festas. Locais sugeridos: Toca Cultural e Casa Rua da Cultura; Temos como entrar em contato com a organização de ambos os locais. O que nos parece ser conveniente é pensar na estrutura desses locais, bem como na necessidade de aluguel de som. Quanto as bandas algumas já se dispuseram a colaborar conosco, dentre essas lembro que foram citadas as seguintes:  Ato Libertário, Reação, Cessar Fogo, Guerreiros Revolucionários. Outras bandas podem, devem e estão em contato. Lembrando que não discutimos datas e que temos dois valores sugeridos para os ingressos: 3 e 5 reias.



<!--[if !supportLists]-->f)     <!--[endif]-->Patrocínios não são a nossa prioridade de arrecadação, porém não foram descartados. Apenas não devem ser priorizados.

Comunicação

*Escrever/ fomentar o blog http://coletivolegalize-se.blogspot.com/

*Definir conteúdo dos primeiros panfletos;

*Panfletar.


                         Cronograma de cada mês


                                 FEVEREIRO

Já temos:

Twitter:
Facebook: Coletivo Legalize-se
Blog:
http://coletivolegalize-se.blogspot.com/





De 05 a 10

* 05 / 02

    Criação do grupo Legalize.se no Facebook;


* 07/02 

   Escolha do conteúdo da Faixa para o show do Projeto Verão e confecção da mesma. A escolha será na página grupo Legalize.se do Facebook.



* 11/02


_Reunião na sementeira as 15h, no último quiosque. As pautas serão referentes a organização interna e repasses das atividades que forem realizadas durante a semana, bem como a confecção de máscaras de carnaval;

_ Para a confecções das máscaras serão compradas duas cartolinas verdes;

_ Confirmar data do Rasgadinho;

_ Tendo em vista que fevereiro é o inicio da nossa organização, as discussões desse mês buscarão esse objetivo. Dessa forma, a pauta da próxima reunião aprofundará as reflexões sobre as nossas necessidades financeiras, políticas,  jurídicas e de comunicação.

_Até a nossa próxima reunião, analises e opiniões já podem ser concebidas individualmente ou em grupos;


 De 11 a 29  ( Até o momento)


     Buscar imagens e vídeos para a realizações de oficinas no mês de Março. As imagens sugeridas: ( Fotos de Aracaju;  fotos de Sergipe;  imagens que remetam a Cannabis; imagens de repressão policial; vídeos de redução de danos, documentários e ficções que tematizam a Cannabis; Imagens de personalidades; e o surgir na sua cabeça criativa”    

   Panfletar em locais estratégicos . Locais indicados como estratégicos: Universidade Federal de Sergipe ( Principalmente no DELOM); Rua da Cultura,  JukeBox, Sementeira, praças de bairros. Indiquem outros lugares.

                                       
                                      MARÇO

* Realizações de oficinas.

* Oficinas que estão sendo encaminhadas:

a) Edição de imagens e vídeos: Confecção de material digital próprio para a Marcha Aracaju 2012;

b)Oficina de Internet: Uso das redes sociais e do blog para ativismo.

c) Oficina de Micrometragem: Roteiro, direção, edição e montagem de filmes de até 3minutos;

d) Assessoria de imprensa: Como lidar com a imprensa;

 e) Oficina de Cultivo;

Observações :

_ Não decidimos se as oficinas sugeridas serão realizadas em datas diferentes, como havia sido concebida a proposta inicial, ou em um único dia. Porém é razoável que pensemos nas agendas d@s facilitador@s;

_ Não decidimos se será cobrado um valor simbólico de 2 reais para participar dessas oficinas ou se a colaboração será livre;

_ Outras oficinas podem e devem ser sugeridas e realizadas nesse mês que tem como objetivo a concretização de um grupo organizado.

                                       ABRIL


O objetivo desse mês é ter a parte financeira fechada. Bem como todo o matéria que publicaremos durantes os vinte dias que teremos de mobilização do Maio Verde.


                                                    Financeiro

*  Pelo menos uma festa será organizada nesse mês.

*  Sorteio da Rifa (* não tenho certeza se decidimos isso*)

                                          

                                      MAIO

    Mês de mobilização e contato com a imprensa. Para isso, já estamos pesquisando contatos de:

a)Jornais impresos que circulam em Sergipe: Jornal Superpopular, Cinform, Correio de Sergipe, Jornal da Cidade, Jornal O Dia, Gazeta de Sergipe, Jornal da Praia;

b) Emissoras de Rádio: Aperipê FM, Liberdade FM, Ilha FM, Radio UFS, Mega FM, FM Sergipe, 103 FM, Jovem Pan Aracaju, Rede Aleluia;

c) Canis de Televisão: TV Sergipe, TV Atalaia; TV Cidade,  TV Alese;

d) Sites: G1-se, Infonet, emsergipe.com ( já indicaram outros, mas não me recordo)

Até agora não buscamos o contato das AM’s.

A produção do programa da Defensoria Pública de Sergipe, que funciona em uma AM,  já tem o conhecimento da nossa existência e está disposta a fazer um debate quando decidirmos.







OBSERVAÇÕES FINAIS

  _ Buscamos a descentralizações das ações, desde que essas não infrinjam leis. Reuniões em bairros, escolas, faculdades, grupos de amig@s, podem e devem ser estimuladas;

_As reuniões de Construção da Marcha da Maconha Aracaju 2012 serão abertas a propostas originarias desses grupos citados acima;

 _ É recomendado a tod@s que  levem para as reuniões: Cartolinas, canetas pilotos, tesouras, cordões, tintas de cores diversas, imagens, spray, pano, TNT, etc. Com o objetivo de confeccionar sempre novos matérias para divulgação da marcha e outros  conteúdos que não infrinjam leis;

 _ Maquinas fotográficas são bem vindas para registro das nossas criações e alegria. Porém é razoável perguntar se tod@s estão a vontade para registrar suas imagens;

                         Observações finais do relator:

*Como tenho o hábito de anotar pra não esquecer, me prontifiquei a escrever essa relatoria. Mas o relato está aberto a acréscimos e os fatos a entendimentos diferentes. Muitas pessoas chamam isso de subjetividades!(rsrs).

* Resolvi não citar nomes, já que não falamos sobre isso.

* Penso que por ter sido uma reunião com  pauta ampla e que ainda tínhamos que nos conhecer, já que muita gente colou na reu pela primeira vez, os desafios de uma metodologia de organização tiveram suas peculiaridades. O que quero deixar claro é que se alguém discordar de algo dessa reunião saiba que ainda há muito tempo para tomar decisões e realizar ações e que a melhor forma de construirmos algo que represente a tod@s é a construção com tod@s.




Nenhum comentário:

Postar um comentário